TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

DanZaidan
Administrador
A pedido do nosso amigo Ianh, resolvi fazer um "rápido" tutorial sobre esse feito.

Então a primeira coisa importante é saber, basicamente, o que é esse fenômero.
Quando um objeto está na frente de uma fonte de luz muito forte, ao captar essa imagem, a luz acaba 'tomando' parte do objeto. Para exemplicar isso, observem essa imagem e como a luz do fundo fica evidente no objeto. (setas vermelhas mostram os principais pontos disso).

Um exemplo mais prático, onde o efeito foi gerado na pós produção, é esse projeto (que daremos uma olhada mais detalhada). OBS: O vídeo completo pode ser visto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=d6U0UZl0iYM

Observe que o efeito está muito exagerado, mas no vídeo final, é pouco visível na composição.
Dê uma olhada lado a lado nas composições. Na composição com o efeito, o ator fica muito mais 'imerso' com os elementos digitais.

Então vamos parar de enrolação e falar logo como eu fiz esse efeito.
É bem simples, aqui está uma imagem da composição final e como ele está distribuido em camadas.

O efeito é feito em 4 camadas, sendo que as duas primeiras dão um brilho mais fraco e geral e as outras mais forte e fino.

A primeira coisa a fazer, e ter o seu layer(s) recortados separados, nesse caso, numa pre-Comp. (seja ele recortado por máscara, chroma ou luma key ou qualquer outro efeito).

Aqui está uma imagem da minha pré composição.

Ela tem vários layers, pois eu usei várias técnicas para recortar (sendo máscara no muro e objetos parados e luma key na minha cabeça).

Agora, na composição principal, aplique alguns efeitos e ajustes para ter essa preComp da maneira que o brilho será. No meu caso, eu apliquei um Tint, Curves (dando azul) e diminui a opacidade significativamente. (Também tirei alguns objetos que não teria o efeito com uma máscara).

Agora nós vamos jogar uma outra instância da preComp na principal e aplicar um Simple Choker (para 'encolher' as bordas) e um fast blur (para suavizá-las). OBS: Note que o resutado ficou bem estranho...

Agora você deve se perguntar: Para que eu vou usar essa imagem toda estranha?
Vamos usar uma técnica chamada Track Matte. Basicamente, um layer (o azul) só ira aparecer quando o segundo layer não aparecer (Alpha Inverted). Aqui está uma explicação:

Se ainda não ficar claro, pergunte e eu faço um tutorial para essa técnica.

Para aplicar a técnica, basta colocar o layer com os efeitos de cor (o azul) embaixo da outra e aplicar isso:

Se isso não estiver visível, aperte F4.

Então, você deve ter algo como isso: OBS: Eu mudei o modo de transferência para Add, fazendo o brilho juntar melhor com a layer do ator.

Uma coisa que eu fiz foi duplicar as duas camadas do light bend e deixa uma mais suave e fraca e a outra mais forte e menor.

Observe na minha composição: As setas vermelhas, apontando as camadas com a cor e a azul mostrando a preComp sem esses efeitos (só com o ator).

As únicas coisas que eu mudei foram a opacidade e o valor do Simple Choker (quanto menor o valor, mais fino fica em relação à borda.

Esse efeito geralmente é criado com a ajuda de plug-ins. Como eu não tinha, acabei desenvolvendo essa maneira, se vocês quiserem pesquisar mais sobre eles, fica a dica.

Então é isso.
Espero que tenha ficado bem explicado. Qualquer coisa pode perguntar e abraço a todos!

Re: TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

ianh
Muito bom Daniel, É muito difícil você fazer uma vídeo aula? Se for não tem problema. É que é mais fácil para interação e prática dinâmica. Provavelmente só terei tempo de fazer o teste na quinta-feira. Minha única dúvida é se esse Light Bend será eficaz na minha situação que possui um Optical Flare com um wiggle (20,20) no brightness. Mas farei os devidos testes com certeza.

Obrigado novamente, abraços.
www.youtube.com/ianhfx

Re: TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

DanZaidan
Administrador
Fala Ianh!
Cara, eu acho que fazer uma vídeo aula disso não faz sentido, uma vez que eu repitiria tudo o que eu já falei e mostrei, mas quem sabe nos próximos tutoriais?

A ideia, realmente, é apenas te mostrar como eu fiz esse efeito, e te mostrar a importância dele, como você faz, não importa. Você deve 'pegar' essa maneira e modificá-la para o seu projeto, melhorá-la e tal, tanto que eu quis mostrar da maneira mais genérica possível.

Será muito legal ver a interação do optical flares com um light bend no ator!
Não será muito diferente, mas você estará usando expressões matemáticas simples para linkar os valores da opacidade (talvez do simple choker?) do light bending com o optical flares.

Aguardo o vídeo!
Abraços.

Re: TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

ianh
Assim que der eu posto o vídeo aqui. Darei meu melhor. Obrigado pela atenção Daniel!
www.youtube.com/ianhfx

Re: TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

ianh
Em resposta à esta mensagem postada por DanZaidan
Daniel, acabei de fazer um teste rápido aqui. Tive que fazer todo esse procedimento dentro de uma pré-composição, como eu acabei fazendo outra pré-composição acabou afetando um pouco o puppet, mas não tem problema, foi só para treinar. Peguei o jeito de fazer, da para melhorar muito ainda, mas sua dia foi essencial pra próximos projetos.
Vê como ficou:
http://www.youtube.com/watch?v=-Ck3Yx-Nx_I&feature=youtu.be

O que você aconselha melhorar?
www.youtube.com/ianhfx

Re: TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

DanZaidan
Administrador
Cara, honestamente, ficou muito bom.
Realmente era o que o efeito precisava. Talvez se você fizesse um pouco mais forte ia ficar melhor, mas isso realmente é só experimentando diferentes valores e ficar com o melhor, mas na essência, você conseguiu!

Fica uma dica para o futuro: Quando for filmar cenas que você sabe que fará um light bend forte, tente fazer ele com luzes mesmo, enquanto filma. Isso acabará com uns possíveis problemas (como as sombras nas costas do ator). Mas eu entendo como isso é mais fácil na teoria do que na prática :P

Re: TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

ianh
Difícil tudo na vida é, o bom é evoluir com as experiências e pegar essas oportunidades pra aprender mais e mais ao ponto de um dia virar rotina e posteriormente algo "fácil", eu sou tão apaixonado por direção/produção quando por edição, com certeza irei pensar com mais cuidado antes de fazer um efeito, mas também falta $$ pra equipamentos, infelizmente :/ Mas tudo tem sua hora.

Mas valeu Daniel! Se eu precisar de novas dicas suas como eu faço pra te contactar?
www.youtube.com/ianhfx

Re: TUTORIAL - Light Wrap (Bend)

DanZaidan
Administrador
De nada, cara!
Fico muito feliz em saber que eu pude ajudar.

Em geral, você pode postar aqui mesmo no fórum do Fabrício, onde eu (e muitos outras pessoas legais) podem te ajudar.
Ou então, pode me mandar um email: dandanzaidan@hotmail.com

Abraços.