Pedido de Tutoriais

12

Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Eu vejo pedidos de tutorial ou ajuda na seção de comentários que se perdem lá. Então resolvi abrir um tópico do Fórum para todos postarem seus pedidos de tutoriais e serem ajudados por quem puder criar (ou indicar) um tutorial específico sobre o que o pessoal está precisando.

Espero que essa iniciativa vá a frente.
Abraços,
Daniel Zaidan

Re: Pedido de Tutoriais

VFX do Fabricio
Administrador

Re: Pedido de Tutoriais

Bernardo
Em resposta à esta mensagem postada por DanZaidan
Sou louco por um tutorial de dublê digital, vejo um vídeo como esse abaixo e penso na infinidade de possibilidades com esse recurso!

http://www.youtube.com/watch?v=XsMdWEpnZV8&feature=related

Re: Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Realmente, um tópico super interessante. Também sou doido para fazer um projeto que envolva dublês digitais.
Mas esse tutorial eu vou deixar para o Fabrício fazer. ;)

Re: Pedido de Tutoriais

Antonio
Em resposta à esta mensagem postada por DanZaidan
kra um boa e fazer um com poderes especiais tipo aquele que tem aki no site senao me engano o nome e fire vs ice era um boa

Re: Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Parece bem legal. Você tem um link para nos mostrar?

Re: Pedido de Tutoriais

Antonio
Em resposta à esta mensagem postada por DanZaidan

Re: Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Realmente incrível.
Esse vídeo entra para a lista de melhores vídeos do Fabrício... hehehe

Não sei se você viu, mas ele vez um Breakdown bem legal explicando como foi feito cada aspecto do vídeo:
http://www.vfxdofabricio.com.br/2010/11/making-of-fire-vs-ice.html

Se você não entender o processo de criação de um efeito específico, poste ai que a gente ajuda. ;)

Re: Pedido de Tutoriais

toto
cara bem que vc podia fazer um tutorial sobre fumaça mas nao qualquer fumaça uma que eu acho bem intressante é aquelas do seriado sobrenatural  onde a fumaça parece ter vida saindo de dentro dos demonios

Re: Pedido de Tutoriais

toto
http://www.vfxdofabricio.com.br/2012/10/vfx-dos-leitores-38.html
  a fumaça do ninja negro  é a melhor ja tentei  de todas mas formas fazer uma desta mas nao consigo bem que vc poderia nos ajuar

Re: Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Realmente, o Davi fez a fumaça de maneira espetacular.

O Fabrício tem esse tutorial de como fazer uma fumaça meio mística usando FumeFX e Krakatoa. Além de ter um resultado muito legal, possui várias dicas de como lidar com o Fume e criar animações satisfatórias.
http://www.vfxdofabricio.com.br/2012/08/video-tutorial-3ds-max-render-de-fumefx.html
Com uma boa correção de cor e iluminação, você deve conseguir fazer um efeito muito legal.

Qualquer dúvida ou complicação, poste aqui no Fórum.
Boa sorte.

Re: Pedido de Tutoriais

toto
valeu cara eu ja tinha acompanhado ese tuto mas desisti pois ele apenas encinou a renderizar os pontos comuns das partículas, tentei de varias formas mas nao consigo renderizar as partículas em formas de objetos

como por ex

se faço uma cachoeira e a agua em forma de particulas com textura e tudo nao consigo renderizar isto com o kracatoa

as aguas saem apenas em forma de pontos

me de uma dica como resolver isso

valeu abraço

Re: Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Eu nunca usei o Krakatoa, mas achei isso na seção de comentários do tutorial.

Fabrício Eduardo Rabachini escreveu
O Krakatoa é um render só de partículas, por isso não conseguem renderizar objetos junto com elas, para utiliza-lo corretamente em conjunto com a cena vocês devem renderezar as partículas com o Krakatoa e o restante da cena com um render de sua preferência, e depois é só compor com algum programa de composição como o After Effects, assim como fiz com o render de exemplo no final do vídeo.

Re: Pedido de Tutoriais

toto
até ai ja tinha entendido mas  o krakatoa só renderiza partículas em formas de pontos?
ou como renderizar as particulas em outra forma ?

Re: Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Sim. Segundo este artigo no CG Society, "Krakatoa is a Volumetric Particle Rendering" (ou 'um renderizador volumétrico de partículas') e "Point and Voxel-based rendering of particles" (ou 'render de pontos e voxels de partículas).
Então, não se espera renderizar geometria (e polígonos) no Krakatoa. Mas eu achei esse artigo na documentação do Krakatoa que mostra como renderizar geometria como Point Clouds.
A solução seria renderizar separadamente como foi apresentado pelo Fabrício no comentário dele.

Isso é tudo o que eu posso ajudar. Talvez alguem que use o software possa te explicar melhor. ;)

Abraços.

Re: Pedido de Tutoriais

Junior de Souza
Em resposta à esta mensagem postada por DanZaidan
Bom galera, aproveitando a iniciativa do DanZaidan e claro parabeniza-lo por tal, gostaria de uma ajuda, quero fazer uma logo saindo da agua e claro queria que a agua deslizasse por ela em quanto ela vai saindo da agua, como fazer isso, to tentando com o realflow e 3ds max. Alguem sabe como se entenderam o que falei agradeço a ajuda. Abraço.

Re: Pedido de Tutoriais

DanZaidan
Administrador
Fala Junior.

Cara, pelo o que eu vi, é um efeito muito simples. Mas como eu não tenho experiência nenhuma com o RealFlow, (na verdade nem tenho ele no meu PC) não posso fazer um tutorial para te ajudar.

Eu achei dois links online que ajudam a fazer. Embora nenhum explique com detalhes, eu acho que com os tutorials do Fabrício (que de dão uma noção de como funciona) e as dicas passadas nos links, você deve conseguir fazer o efeito.

http://forums.cgsociety.org/archive/index.php/t-570375.html (No segundo comentário de Ls3D)
http://www.realflowforum.com/viewtopic.php?f=19&t=7364&p=40115&hilit=emerge#p40115

Mas eu acho que a ideia é criar e animar o texto no 3ds Max, importá-lo no RealFlow e simular com um 'tanque' de água onde o texto passa.

Se alguem que use RealFlow puder ajudar, seria bem legal. ;)

Abraços e boa sorte.

Re: Pedido de Tutoriais

toto
cara nao sei se é o mais serto mais eu faria assim
Modelaria e animaria o tanque e o texto no 3dsmax depois importaria ea animaçao para o realflow e usaria o tipo de partículas fill objects no tamque dai é so configurar o vento a gravidade etc

Re: Pedido de Tutoriais

Junior de Souza
ola amigos, bom como eu estou conhecendo o realflow ainda, olhando tutoriais que tem na internet e ainda muito basico no programa, fiz como o toto tinha sugerido fazendo a animação no 3dsmax e aplicando no realflow o fill object, porem não deu certo ou nada aconteceu. Continuo tentando e torcendo pra que alguem me ajude, abraço a todos.

Re: Pedido de Tutoriais

toto
caro amigo nas configuracaoes do fillo bject  vc precisa acimilar o object para o seu tanque e depois mudar o fill volume para sim
12