4º Desafio VFX - Nuvens

VFX do Fabricio
Administrador
Tópico aberto para bate papo e troca de links sobre o próximo Desafio VFX!

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

Henrique Malaquias
Sinceramente eu estou boiando neste tema, mesmo sendo eu quem sugeriu. É muito dificil quando vc tem uma ideia mas não tem uma maquina que a suporte. Achei muito bom o video que vc, Fabricio, fez. Espero poder fazer algum mais ou mesmo do mesmo nivel. Parabéns mais uma vez e se alguém quiser compartilhar alguma dica ou ideia sou todo "leitor".

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

DanZaidan
Administrador
Eu já até fiz um animatic simplesinho, mas na hora de fazer um R&D para a criação das núvens, complicou... :P

Sem dúvida, fazer núvens volumétricas como no tutorial do Allan MacKay (no TC de núvens) dá muito mais controle criativo (movimento de câmera, objetos passando pelas núvens, etc), mas é muito mais difícil de ficar real.
Eu estou indo mais na direção de composição com imagens de núvens (composição 2.5d) por ser mais prático, mas com certas limitações. Então é uma questão de fazer mais testes até sair um resultado bom e esconder as limitações para fazer um vídeo muito legal!

Sobre o poder da máquina, eu acho que tem maneiras de 'esquivar' renders ou simulações pesadas para grande parte dos projetos/ideias. ;)

Quando eu estiver com algo mais concreto do projeto, eu posto aí.
Abraços!

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

DanZaidan
Administrador
Aqui está o preview do meu vídeo.
Pesquisei bastante várias técnicas e achei que o resultado ficou bem legal.

Eu acabei usando uma combinação de simulações volumétricas com o FumeFx e composiçao 2.5d com imagens.

Eu queria muito ouvir a opinião de vocês para eu melhorar o efeito para o vídeo final.

Eu também estou preparando um final bem legal para o vídeo. ;)

Alguém mais tem a preview pronta? Como vocês estão fazendo os efeitos?

Espero que gostem.
Abraços a todos.

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

VFX do Fabricio
Administrador
Olá Daniel, seu preview está sensacional! Conseguiu um ótimo realismo e composição com as nuvens, vamos ver qual será a surpresa final! As nuvens estão aprovadas, agora falta apenas o "algo a mais" hehehe

Abraços e boa sorte!

E o resto do pessoal? Mais ninguém tem o preview deste mês?

Abraços!

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

Henrique Malaquias
Em resposta à esta mensagem postada por VFX do Fabricio
Olá, aqui esta o trailer do meu efeito. Eu não coloquei efeito ao fundo pq ainda estou criando. Este foi apenas um teste para ver se o efeito realmente funciona. Eu usei apenas o efeito Volumetric Clouds do C4D. Como meu pc não é tão potente assim, depois de pronto o efeito, o render levou 15 horas de duração. Ele foi renderizado a 60fps e hd 720p. Gostei do resultado das nuvens. Já estão bem reais na minha opnião. Gostaria de saber da opnião de vcs apenas para as nuvens. Bem, o link é este:

https://www.youtube.com/watch?v=nvkC1hAhhr8

Qualquer duvida ou sugestão é só colocar abaixo que eu vou ler. Além disso este é um trailer. Pode ser que no final o movimento de camera seja outro. Ainda estou estudando. E além do Daniel, mais alguém tem um preview ou o efeito pronto para vermos?

Boa sorte a todos!

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

mventurini
Cara, ficou bom ! Vai colocar um avião ou algo assim ? Dá mais noção de escala da cena.
Outra: 60fps ?? Por que isso tudo ? Tenta um valor mais baixo. 30 ou até 24. Seu render vai sair quase na metade do tempo.

abrço

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

Henrique Malaquias
Não sei ainda o que vou colocar no cenario. Ainda estou trabalhando no solo e no céu. Provavelmente os elementos adicionais eu coloco depois através do Element 3D. Agora gosto da taxa de 60fps pq isto me permite ter um controle melhor da cena. Posso diminuir a velocidade da camera e fazer algum efeito slow bem interessante. Além disso, todos os meus videos que gravo são de taxa 60fps. Pega um movimento melhor dos personagens e para o leitor de track há muito mais informação disponivel.

E vc? Irá participar desse desafio? Se não for, pense de novo. Até agora vi apenas eu e o Dani falando sobre o tema, criando coisas em cima dele. Além disso, se até o final deste mes vc lançar uma preview, um teaser ou trailer, vc ganha um ponto em cada categoria. Ter um numero baixo de participantes é ruim. Quando muitos estão concorrendo fica bem mais legal. Até pq com apenas dois participando já teremos os dois vencedores, agora com mais pessoas envolvidas isto vira um desafio de verdade e todos se empenham para fazer o seu melhor, mesmo tendo pouco conhecimento.
Pode ser que alguém esteja participando e apenas contatou o Fabricio via e-mail (espero que sim), mas se não, será chato apenas dois participantes.

Lembre-se, vc tem UM MÊS ainda. É muito tempo.

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

DanZaidan
Administrador
Fala Henrique.

Ficou bem legal a sua preview. Com os elementos do fundo eu acho que o vídeo vai ficar muito bom.
Só uma coisa que eu acho que você pode adicionar no seu vídeo para ficar mais real é um pouco de efeito de atmosfera, como núvens (ou fumaça) com uma opacidade bem baixa na cena toda. Assim, a câmera passa sempre por elementos, criando a ilusão de profundidade melhor. Sobre os 60fps, eu tenho que concordar com o mventurini, porque esse render seu podia ter sido cortado pela metade tranquilo, e sobre o controle maior, é só planejar tudo com mais detalhes, renderizar testes com pior qualidade, para ter não ter que re-renderizar várias vezes. Mas se você quiser o controle para manipular o tempo depois de renderizar não tem problema, é só lembrar que o YouTube, mesmo se você der upload com o vídeo em 60fps, vai ser compressado para 30fps. (E fora que 15 horas é pouco, o meu render demorou vários dias. :P )

Eu concordo com você sobre os participantes, quanto mais melhor. ;)

Abraços.

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

Henrique Malaquias
Em resposta à esta mensagem postada por VFX do Fabricio
Eu criei este video também. Já está pronto. Não sei se vale como nuvens mas eu mexi nele sim. A não ser o foguete, que é 3d, e as particulas de fogo, o resto é tudo composição de imagens 2d.

http://www.youtube.com/watch?v=gfU5RNw7vaM

Espero que gostem. deixem suas opiniões por favor!

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

DanZaidan
Administrador
Olá Henrique.

Cara, o vídeo ficou muito bom. As núvens ficaram muito reais e eu achei a fumaça do foguete particulamente bem feita.

Só tenho dois comentários sobre o vídeo que talvez melhore o resultado final:

Um erro muito comum quando trabalhando com composição 2.5d (e às vezes muito difícil de evitar) é o fato de objetos na cena estarem recebem luz de lugares diferentes. Você pode notar, no vídeo, especialmente no início, que há nuvens com a sombra em cima e o foco forte de luz embaixo e núvens com isso invertido. Isso quebra com certeza o efeito.
Para criar núvens mais distintas, geralmente se modifica a rotação de forma aleatória. Mas o problema é que quando se exagera, acontece esse problema.
Para resolver, é só modificar a rotação de uma maneira mais sutil, e usar de outras maneiras para criar núvens diferetes (como efeitos como o Turbulent Displace ou Mesh Warp).

Outra coisa que você podia ter feito é criado uma transição mais detalhada quando o foguete sai das núvens e entra na cena, sabe? Colocar elementos para fazer parecer que o foguete está modificando as núvens ao redor com certeza acrescentaria realismo.

Descupe se parece um pouco chato eu apontar detalhes assim...

Abraços.

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

DanZaidan
Administrador
Acabei de conseguir terminar o projeto das Nuvens.
Por causa de um outro projeto que surgiu no meio do caminho, não pude fazer o das núvens como planejado (eu ia fazer uns computadores surgindo e alguma referência à Computação em Núvens.)
Mas nem todo projeto sei como planejado.
De qualquer maneira eu achei que ficou bem legal e com certeza aprendi muito.

O que vocês acham?

Alguém mais terminou o projeto?
Espero que tenham gostado.
Abraços.

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

goedibrasil
Em resposta à esta mensagem postada por VFX do Fabricio
Ola artistas graficos, fiquei realmente curioso pelo projeto que estava em mente DanZaidan, mas este outro video que voce postou apesar de ser simples achei mto legal sua ideia para a criação das nuvens...
Este é o meu video para o desafio espero que gostem...

http://www.youtube.com/watch?v=ZoHN5gTIiGE

Re: 4º Desafio VFX - Nuvens

DanZaidan
Administrador
Nossa cara.
Parabéns!
Achei incrível seu vídeo ter ido além do efeito e levado o foco para a história/mensagem por trás do vídeo.

Muito legal! Continua assim.